antinomia

...usado como sinônimo de paradoxo ou como uma classe especial de paradoxos: os resultantes de uma contradição entre duas proposições, em que cada uma delas é racionalmente defensável. Impulsionados pelas múltiplas contradições que julgamos racionais, sendo sempre mais ou menos passionais, somos nós ANTINOMIA.

My Photo
Name:
Location: São Paulo, SP, Brazil

Ex-futuro físico, publicitário metido a músico. Um cara que curte, toca e canta rock e que tem vivido de escrever.

Tuesday, October 03, 2006

IEF

Professor Paulo Justi tinha razão...
Professor Paulo Justi tinha razão em quase tudo o que dizia! Foi um dos melhores professores que tive no IA (Instituto de Artes - Unicamp).
O curso tá acabando e um dos assuntos preferidos dos 'possíveis concluintes' é quais professores foram bons, quais não foram, quais tentaram ser... As presepadas infelizmente comuns dos doidos que sei lá por que tiveram autorização de lecionar lá...
Paulo Justi, excelente fagostista (alguém aí que não é músico sabe o que é um fagote?!), me deu aula de Introdução à Estética e Fiolosofia.
Freqüentemente abandonava o programa da disciplina e punha em discussão algum assunto polêmico ou reflexivo da atualidade. Exercício filosófico... (alguém aí que não seja artista ou filósofo tem isso como costume?!)
Uma vez comentou sobre o "Você vai se emocionar!" das chamadas das novelas da globo!
O professor sustentava, com argumentos aos quais fui simpático, que a emoção é ruim pra nós!
Estranho, né?! Pois bem... E todas aquelas reações fisiológicas relacionadas às emoções?! São realmente agradáveis?
Paulo Justi tinha razão...
Pelo menos eu concordo com ele... Não tem nada de bom em se emocionar!
A gente sai dos eixos, perde o controle! Na melhor das hipóteses só chora! Dá taquicardia, sudorese, tremor...
Não estou sugerindo que sejamos vulcanos (Star Trek), completamente sem emoções! Mas daí a assistir um programa com o intuito de sofrer com a morte da mocinha?! Peraí, né?
A emoção virou moeda de troca! "Você vai se emocionar!"...
E aí a dona de casa, enquanto se emociona, não tem reflexoes filosóficas! E o Clodovil, de mãos dadas com o Maluf, vai pra câmara!
Tá bom... É outro assunto...
Onde eu quero chegar é onde chegamos naquela fatídica aula:
Música não emociona. A pessoa que se emociona com a música! Música é som, ondas sonoras. É físico, mecânico! É assim a partir do momento que sai da cabeça do artista e vai pras mãos, ou pras cordas vocais.
Não se trata do músico aqui vendo a música como o coveiro vê o defunto! É só a constatação de que a música tem somente a intenção de dizer alguma coisa e atingir esse objetivo depende de quem ouve! Esse assunto pode ir muito longe... Mas é isso...
É... Os músicos tem sim uma maneira diferente de ver a música, mas nem sempre é uma maneira exata, fria e calculista. Nem sempre...
As vezes um músico se emociona com uma música também...
Eu as vezes ouço uma música e fico querendo tê-la composto, por dizer algo interessante, por rolar alguma identificação. Até mesmo, às vezes, por ter aspectos técnicos interessantes...
Hoje aconteceu isso.
Chico Buarque é um dos caras...
Recomendo ouvirem! Toda a obra. A de hj foi 'A Rita':

A Rita levou meu sorriso
No sorriso dela
Meu assunto
Levou junto com ela
O que me é de direito
Arrancou-me do peito
E tem mais
Levou seu retrato, seu trapo, seu prato
Que papel!
Uma imagem de São Francisco
E um bom disco de Noel

A Rita matou nosso amor
De vingança
Nem herança deixou
Não levou um tostão
Porque não tinha não
Mas causou perdas e danos
Levou os meus planos
Meus pobres enganos
Os meus vinte anos
O meu coração
E além de tudo
Me deixou mudo
O violão

1 Comments:

Blogger Ricardo e Liza Fernandes said...

Quando estamos sem criatividade lemos o que os outros escrevem. Foi isso que fiz hoje ... li você. Fagote é instrumento musical, num é??? Acho que sim, tipo uma flauta. Amanhã prometo escrever algo, hoje vou dormir! Tem churras no sábado de novo - você vai!

8:36 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home